LAWG

Durante a realização do “25th IAHR Symposium on Hydraulic Machinery and Systems”, evento mundial do IAHR, realizado em setembro de 2010. Ocorrido na Romênia foi lançada a proposta de criação de um grupo latino americano para ampliar as discussões na área de máquinas hidráulicas e sistemas sob coordenação da International Association Hydraulic Research. Na ocasião o Prof. Geraldo Lucio Tiago Filho ficou com a responsabilidade de coordenar a estruturação do grupo que até o presente momento tem 16 entidades participantes. Dentre elas ALSTOM, ANDRITZ, IMPSA, KSB, VOITH e as Universidades; UNIFEI, UNICAMP, IME, COPPE – UFRJ, UFMG, UFMT, UFRGS, UNCOMA.

O grupo foi criado em setembro de 2011 para fortalecer e atender as demandas dos pesquisadores e especialistas da América Latina, na divulgação de conhecimentos na área de máquinas hidráulicas, componentes associados e sistemas.

IAHR, fundada em 1935, é uma organização mundial e independente formada por engenheiros e especialistas que atuam nas áreas relacionadas a hidráulica – meio ambiente e suas aplicações. As atividades vão desde Hidráulica básica aplicada a rios e marés até o desenvolvimento de recursos hídricos, por meio da utilização de ferramentas de hidráulica computacional e treinamento e educação continuada. IAHR estimula e promove a pesquisa e sua aplicação, e ao fazê-lo, contribui para o desenvolvimento sustentável, otimização da gestão dos recursos hídricos e dos processos industriais de efluentes no mundo. O IAHR atende seus objetivos através de uma variedade de atividades incluindo, grupos de trabalho, realização de pesquisas, eventos, cursos de curta duração, Publicação de Journals, Monografias e trabalhos. Estas atividades contam com o envolvimento de programas internacionais como a UNESCO, WMO, IDNDR, GWP, ICSU e cooperação organizações relacionadas com a temática da água no mundo.

IAHR publica duas revistas científicas internacionais a partir de sua sede em Madrid, Espanha, em colaboração com Taylor e Francis – Journal of Hydraulic Research e Journal of River Basin Management. O International Journal of Hydro-Environment Research (JHER) é publicado pela Divisão asiática do IAHR em colaboração com a Associação Koreana de recursos hídricos e a Elsevier. A IAHR publica bimensalmente a revista Hydrolink, e mensalmente a “NewsFlash”, newsletter voltada para a comunidade internacional de hidráulica.

Para divulgação da produção científica do grupo latino americano, o American Journal of Hydro Power, Water and Environment Systems que terá uma periodicidade trimestral e visa preencher a lacuna existente para publicações na América. Assim, esperamos contar com uma participação cada vez mais expressiva de pesquisadores com intuito de fortalecermos a iniciação científica dos países americanos.