CENTRO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS

REVISTA 65

Prezado Leitor,
Nos últimos tempos o investimento do governo no setor elétrico tem ficado aquém das expectativas no mercado, porém algumas ações têm sido feitas para modernizar tanto o setor de transmissão, geração e distribuição.
Com esse cenário nada animador, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL está passando por uma reformulação interna, na qual se espera uma maior agilidade na a provação de projetos ligados a pequenas centrais hidrelétricas – PCH, mudanças essas que sinalizam uma esperança para os investidores e fabricantes.
Dentro dessas perspectivas essa edição da Hidro&Hydro traz uma entrevista com o diretor da ANEEL, o engenheiro Reive Barros do Santo, que pontua as principais diretrizes que a agência está reformulando para melhor atender o setor.
Outro ponto abordado nessa edição é o retorno das PCHs ao mercado regulador de energia elétrica e a microgeração como uma esperança momentânea para minimizar a crise energética brasileira. Nessa matéria, os pesquisadores do Centro fazem uma análise dessa ação e afirmam que o crescimento da geração distribuída é salutar para o país, uma vez que promove a entrada rápida de energia no sistema elétrico, possibilita a diminuição do uso de termoelétricas movidas a diesel, gera empregos, tecnologia e renda em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. Por fim, dentro dessas incertezas que cercam o setor essa publicação busca sempre trazer aos leitores os questionamentos e novidades para lhes proporcionar uma opção de leitura.
Boa Leitura!
Geraldo Lúcio Tiago Filho

ARTIGOS PUBLICADOS NESTA EDIÇÃO
ANUNCIE CONOSCO